Daniel Libeskind divulgou a proposta para o primeiro pavilhão no exterior na Expo Milão 2015. Revestido com painéis metálicos auto-limpantes e que filtram o ar, projetados por Libeskind em colaboração com a companhai italiana Casalgrande Padan, a estrutura que se assemelhe formalmente a um turbilhão reinterpreta o tradicional Shitang (espaço de refeições) chinês.
“O ritmo vertiginoso de crescimento das cidades nos força a enfrentar o risco da desintegração social, em que o princípio de solidariedade lentamente desaparece e os indivíduos, vítimas do anonimato, sobrevivem numa crescente solidão. É por isso que a Vanke escolheu o 'Shitang' como tema para seu pavilhão, uma tradicional edificação chinesa dedicada ao encontro social que surge atualmente sob diversas formas, apresentando a possibilidade de socialização num ambiente saudável e tranquilo", comentou o presidente da Vanke, Wang Shi.
Partindo do tema geral da Expo, "Feeding the Planet", o projeto de Libeskind proporcionará um espaço para os visitantes "refletirem e celebrarem" o encontro de muitas culturas.
“Para o Pavilhão da Vanke eu queria criar uma joia - um lugar onde as pessoas pudessem se reunir, explorar e experienciar algo bastante chinês e moderno", disse Libeskind.
A forma sinuosa do pavilhão receberá os visitantes com uma grande escadaria de mosaico branco que os conduzirá por uma "constelação interna" de mais de 300 telas mostrando curtas metragens que expõem a importância do "Shitang" no cotidiano chinês. Uma vez dentro, os visitantes caminharão em direção a um terraço na cobertura, de onde desfrutarão de belas vistas para o contexto próximo e para os lagos mais distantes.
Arquitetos
Localização
Milão, ItáliaExposição interna
Ralph Appelbaum (Nova Iorque/Pequin)Design Gráfico
Han Jiaying (Pequin)Área
1000.0 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Vingtsix; Courtesy of Studio Daniel Libeskind